Tel.: +55 11 3661 2785
EDITORIAS ENTREVISTAS ESPECIAIS REVISTA EVENTOS
Google Plus: Corpbusiness Facebook: Corpbusiness LinkedIn: Corpbusiness Twitter: @corpbusiness Twitter: @corpbusiness

logotipo
Data e Local


Gestão de Pessoas: Desafios Estratégicos das Organizações Contemporâneas

A área de Recursos Humanos vem passando por grandes transformações nos últimos anos, e o que antes era um departamento que apenas cuidava de questões burocráticas e operacionais, hoje ganhou novos braços estratégicos para o negócio das empresas, afinal, esse é o setor responsável pelo maior capital de qualquer organização - as pessoas.

Essa valorização da força de trabalho é mais que uma tendência no mercado, é uma forma de organizações de todos os portes conseguirem melhores resultados a partir de práticas capazes de manter os funcionários felizes e satisfeitos com a empresa onde trabalham. A concorrência é acirrada não apenas para profissionais em busca de um emprego, mas também entre organizações em busca de bons profissionais - por isso, mantê-los motivados é um desafio para reduzir a rotatividade e a perda para a concorrência.

As pessoas não são o ativo mais importante de uma organização. O ativo mais importante de uma organização são as pessoas boas, comprometidas, capacitadas e éticas. Foi a partir deste século que as organizações passaram a se preocupar com questões como capacitação, clima organizacional e valorização dos profissionais, tendo em vista agregar, no ambiente de trabalho, pessoas comprometidas com os rumos da empresa, bem como satisfeitas e felizes com o seu trabalho e no seu trabalho.

Para que a empresa não se torne apenas um lugar de trabalho, isso é, que nessa relação também haja encontro de ideais e valores, as áreas de gestão precisam estar alinhadas e prontas para ouvir os seus funcionários. Entender os anseios e necessidades dos profissionais e procurar meios de interligar isso com as metas e valores da organização são o grande desafio da gestão atual.

Critério Pessoas do Modelo de Excelência da Gestão (MEG):

  • Aponte claramente as funções e responsabilidades dos colaboradores,
  • Procure estabelecer e implantar um plano de cargos e salários,
  • Destaque e incentive a autonomia dos seus colaboradores,
  • Promova feedbacks constantes,
  • Invista nas habilidades e nos conhecimentos dos colaboradores,
  • Promova programas de capacitação com base em um plano de carreiras,
  • Considere as oportunidades para desenvolvimento de membros da equipe atual,
  • Procure identificar, por meio de pesquisa de clima organizacional, os fatores que afetam o bem-estar, a motivação e a satisfação dos colaboradores,
  • Utilize práticas de remuneração, reconhecimento e incentivo para estimular a organização.

Hoje, as pessoas são consideradas elementos fundamentais para gerir e fortalecer as relações necessárias para a condução de qualquer negócio. É comprovado que as organizações que possuem práticas que visam o desenvolvimento humano conseguem aumento da motivação da força de trabalho e, consequentemente, melhores resultados financeiros e operacionais.

Uma empresa que possui boas práticas de gestão de pessoas define corretamente as funções e as responsabilidades do colaborador, seleciona-o e capacita-o para o exercício das funções e analisa os riscos e perigos do trabalho, bem como os fatores que afetam o bem-estar e a satisfação de cada um deles.

Os profissionais de Recursos Humanos devem, obrigatoriamente, estar alinhados às premissas do negócios. A área precisa preparada para captar as necessidades da empresa e capacitada para extrair o melhor das equipes, garantindo, assim, a alta performance e resultados mais significativos.

Em suma, o papel do Recursos Humanos em todas as organizações é o de criar, disseminar, otimizar os processos visando sempre a redução do turnover, conscientizando seus funcionários sobre a importância de sua mão de obra, de entender a evolução da empresa, mudando, adaptando-se, sem perder a sua essência.

Desta forma, pode-se chegar à conclusão de que, independente do ramo, investindo-se nos funcionários, as empresas reduzem o turnover, transformando-os, a curto ou longo prazo, em cases de sucesso.


PATROCÍNIO GOLD
PATROCÍNIO BRONZE
APOIO
   
REALIZAÇÃO

© 2015 Corpbusiness Ltda. Todos os direitos reservados