Os desafios do futuro na área de Gestão de Pessoas, quanto à gestão estratégica de Recursos Humanos, atração, desenvolvimento, e retenção de talentos

Uma nova mentalidade nas empresas, ancorada na maior complexidade das relações do ambiente de trabalho, vêm provocando uma mudança nas áreas de Recursos Humanos, que se tornam cada vez mais estratégicas nas organizações.

A área de Recursos Humanos vem há muito tempo convivendo com notícias das mais diversas origens, a maioria delas focadas sobre as mudanças que estão ocorrendo no contexto das relações do trabalho. Isso é evidente e não temos como contestar. As demanda modernas também atribuíram ao RH um caráter mais consultivo. Vários paradigmas foram quebrados nas ultimas décadas.

Esse departamento, gestão de pessoas, possui grandes desafios diante do novo cenário da economia brasileira. Para a implementação de um modelo moderno de gestão, visando a produtividade nos resultados e a satisfação dos colaboradores é preciso uma política de diálogo nos relacionamentos e transparência na comunicação.

As atividades da área, vêm ganhando novos contornos - Adotar a política de assessment, tornou-se uma ação estratégica para empresas que visam acompanhar as tendências de mercado e desejam obter a sustentabilidade empresarial. Além de formação acadêmica atrelada ao negócio, o especialista em gestão de pessoas deve possuir uma visão mais generalista, e menos voltado a processos. Nesse sentido, flexibilidade, predisposição a mudança a novos desafios .

Dentro dessa realidade, a área de Recursos Humanos faz parte, cada vez mais, das decisões e estratégias das organizações. O mercado percebeu que o RH deve ser conduzido como elemento fundamental no desenvolvimento dos negócios, pois se trata da estrutura e da “alma” destas empresas, ou seja, das pessoas. Identificar, desenvolver e reter talentos é um trabalho de médio a longo prazo que precisa ser feito com responsabilidades para que o dinheiro investido retorne em lucro para empresa e em benefícios para os colaboradores.

Gestor de pessoas, de talentos humanos ou até mesmo de recursos humanos. Não importa a definição: este profissional tem a missão de encontrar os melhores colaboradores e montar o time perfeito para uma empresa. O envolvimento de todos na elaboração de projetos; o desenvolvimento concreto de possibilidades de crescimento profissional, atrelado a competência pessoal; desafios profissionais; ser bem remunerado são questões fundamentais para lograr sucesso na gestão de pessoas.

Um dos fatores que diferencia organizações de sucesso daquelas que não conseguem crescer e se desenvolver, é o cuidado que as primeiras têm com seu ativo mais importante: as pessoas. A área de gestão de pessoas precisa se preocupar com o todo, fornecendo aos indivíduos, além de bons salários, um bom ambiente de trabalho, um plano de carreira bem estruturado, bons benefícios, qualidade de vida no trabalho, higiene e segurança, programas de treinamento e desenvolvimento. E o mais importante: todas estas ações devem ser claras e transparentes. As pessoas devem saber o que será exigido delas, como elas serão recompensadas e o que precisam fazer para poder crescer dentro da empresa e em suas carreiras.

oje, os profissionais de Recursos Humanos devem, obrigatoriamente, estar alinhados às premissas do negócios. A área precisa preparada para captar as necessidades da empresa e capacitada para extrair o melhor das equipes, garantindo, assim, a alta performance e resultados mais significativos.

GOLD


SILVER

Copyright 2013 CORPBUSINESS. All rights reserved.