Os Novos Desafios estratégicos da área de Recursos Humanos

A área de Recursos Humanos concentra os principais valores de uma empresa e necessita de investimento para o gerenciamento estratégico do capital humano. A gestão efetiva do talento humano é uma competência crítica – e diversas organizações estão utilizando as soluções de Tecnologia da Informação para atingir seus objetivos. O que as empresas buscam são softwares modernos, completos e fáceis de usar e que, além disso, atendam as áreas Estratégicas, Táticas e Operacionais.

As organizações enfrentam a cada dia mais desafios relacionados à gestão de pessoas e, nos próximos anos, questões envolvendo este tema poderão determinar a capacidade das empresas de atingir os seus objetivos de negócio.

Neste mundo, onde o que precisa ser feito depende de indivíduos, que necessitam articular-se e atuar de modo a obter resultados diferenciados a cada momento e fazer sempre mais com menos, a função de RH tem se mostrado, cada vez mais, uma área com grande impacto no negócio.

Para agregar valor, o RH precisa focar no tratamento de desafios estratégicos relacionados a gestão de pessoas, tais como o crescimento sustentado do negócio, o desenvolvimento de novas competências organizacionais, a escassez de mão-de-obra qualificada, a mudança constante, a gestão do conhecimento, a identificação e gestão de riscos e conformidade.

Inovar, pensar no futuro, crescer, preocupar-se com a equipe são competências dos gestores de sucesso. O RH tem papel fundamental na formação desse profissional. A área de RH mudou. A forma como as organizações efetuam a gestão de pessoas passa por transformações.

A área de Recursos Humanos está passando por uma fase de transição - de uma atuação predominantemente operacional para modelos mais estratégicos de Gestão de Pessoas. Neste contexto, a implementação de tecnologias vem sendo considerada uma maneira de viabilizar novos arranjos organizacionais de gestão. A tecnologia pode ser ferramenta útil na consolidação de novas estratégias na medida em que interaja com outros aspectos organizacionais para a emergência de novo sistema social.

Dentro dessa realidade, a área de Recursos Humanos faz parte, cada vez mais, das decisões e estratégias das organizações. O mercado percebeu que o RH deve ser conduzido como elemento fundamental no desenvolvimento dos negócios, pois se trata da estrutura e da “alma” destas empresas, ou seja, das pessoas.

 

 

 

 

Copyright 2013 CORPBUSINESS. All rights reserved.